RSS Facebook

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1 - Redes de Computadores - Introdução

Redes de computador:

Uma rede de computadores é um sistema de comunicação de dados constituído através da interligação de computadores e outros dispositivos, com a finalidade de trocar informações e partilhar recursos.
O funcionamento de uma rede de computadores implica um determinado conjunto de meios físicos (hardware) e determinados componentes de software.

Ao nível dos Meios Físicos ou Hardware uma rede necessita de:

  •  Computadores - periféricos (que se pretende utilizar, tais como: discos, impressoras, modems,  etc.);

  •  Meios físicos de transmissão - trata-se, normalmente, de cabos que interligam os computadores; no entanto, também são possíveis sistemas de comunicação sem fios, através de ondas propagadas no espaço;

  •  Dispositivos de ligação dos computadores às redes: placas de interface de rede, modems e/ou outros dispositivos;
      

    Ao nível de Software, uma rede de computadores normalmente implica:


  •  Drivers de placas de rede - peças de software que complementam o sistema operativo do computador, no sentido de este poder comunicar com a placa ou interface de rede;

  •  Protocolos de comunicação - normas convertidas em software que tornam possível tecnicamente a transmissão de dados entre os computadores envolvidos numa comunicação;

  •  Sistemas operativos que interligam os módulos de software necessários para trabalho em rede;

  •  Utilitários e programas de aplicação vocacionados para trabalho em rede.



 Aspectos fundamentais das tecnologias de redes:

A conexão em rede permite que os funcionários da sua empresa trabalhem uns com os outros e com outras pessoas em outros locais e outras empresas. Ela permite o estabelecimento de contatos de formas bastante variadas, em níveis totalmente novos, no âmbito do escritório e por todo o mundo. Quando sua empresa está conectada em rede, ninguém está muito distante.

Há três tipos de rede:


LANs (Local Area Networks, redes locais)
 LAN é a sigla inglesa da expressão Local Area Network e designa uma rede local de computadores. É geralmente utilizada nas empresas para interligação local dos seus computadores.


 •MANs (Metopolian Area Network)




MAN (Metropolitan Area Network), também conhecida como MAN é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

WANs (Wide Area Networks, redes de longa distância)








A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.



Definição de HUB:

Hub(do Inglês, "transmitir") ou Radiodifusão é o processo pelo qual se transmite ou difunde determinada informação, tendo como principal característica que a mesma informação está sendo enviada para muitos receptores ao mesmo tempo. Este termo é utilizado em rádio, telecomunicações e em informática.
 Definição de Switch:

Um Hub simplesmente retransmite todos os dados que chegam para todas as estações conectadas a ele, como um espelho. Isso faz com que o barramento de dados disponível seja compartilhado entre todas as estações e que apenas uma possa transmitir de cada vez.
 Definição de Router:

O router ou roteador é um dispositivo que tem por objetivo distribuir/gerenciar pacotes de dados pela rede, escolhendo e analisando sempre a melhor rota para se enviar um arquivo. Em uma grande cidade ele poderia ser comparado a um semáforo inteligente que controla o fluxo de carros, permitindo assim uma circulação mais eficiente e rápida de carros. Por sua complexidade, ele é destinado para redes de grande porte.


Sem comentários:

Enviar um comentário